Trabalho de recuperação de mata ciliar é destaque em seminário
A experiência de recuperação de mata ciliar desenvolvida em uma parceria entre Consórcio Iberê e CASAN será apresentada nesta quinta-feira, 20 de outubro, no 3° Seminário do Comitê Tijucas Biguaçu Mata Ciliar. O evento organizado pelo Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu será realizado no período da tarde, no auditório da Univali de Tijucas.
A parceria do Consórcio Iberê com a Companhia iniciou em 2006 e já possibilitou a recuperação de 92 hectares de mata ciliar na Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó/Irani, com a participação de aproximadamente 300 famílias e o envolvimento de mais de 10 mil pessoas. O trabalho de recomposição será relatado pelo engenheiro Antônio Baptiston, da Superintendência Regional de Negócios da Região Oeste da CASAN.
Em 2012 o projeto foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e integrou o livro “Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar”. Em 2015 recebeu novo reconhecimento, com o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, promovido pelo Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (Inpra).
As ações são realizadas na área de abrangência do Consórcio Iberê, composto por sete municípios inseridos na Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó/Irani: São Carlos, Águas de Chapecó, Caxambú do Sul, Planalto Alegre, Guatambú, Chapecó e Cordilheira Alta.
Nessa região predominam pequenas propriedades rurais, em grande parte com uso do solo até as margens dos cursos d`água e acesso livre dos animais. Os produtores são convidados a participar e aderem às ações de forma voluntária para desenvolver ações de preservação da cobertura vegetal às margens dos rios e nascentes. Uma das ações é a construção de cercas que isolam os animais (grande parte dos agricultores trabalha com bovinocultura leiteira) e a produção agrícola da área a ser restaurada às margens dos cursos d´água e nascentes.
São parceiros no projeto sete prefeituras municipais integrantes do Consórcio Iberê, CASAN, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Policia Ambiental, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e UNOCHAPECÓ.
O evento
O 3º Seminário da Mata Ciliar vai permitir a troca de experiências e o relato de ações desenvolvidas a partir do Pacto pela Restauração da Mata Ciliar, existente desde 2011 na área de abrangência do Comitê Tijucas-Biguaçu. A agenda do evento prevê também discussões para renovação dessa iniciativa.
Durante o encontro serão também abordados temas como critérios para escolha de espécies em plantios de restauração e matas ciliares em áreas urbanas consolidadas. Acompanhe a programação:
______________________________________
Gerência de Comunicação Social da CASAN