Dia Nacional de Conservação do Solo: projeto recupera áreas ao longo de mananciais
O trabalho com famílias de pequenos agricultores da cidade de Caxambu do Sul, na Região Oeste de Santa Catarina, e a recuperação de mais cinco hectares de terras ao longo de cursos d´agua, é mais uma conquista do trabalho conjunto entre CASAN e Consórcio Iberê.
O trabalho desenvolvido desde 2006, e que já recebeu investimento de aproximadamente R$ 3 milhões da CASAN, já se estende por 372 propriedades rurais. Entre os resultados está a recuperação de 92 hectares de mata ciliar na Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó/Irani – o equivalente a aproximadamente 128 campos de futebol, que atualmente têm de volta sua vegetação.
“Temos fotos de propriedades antes e depois do projeto. Sem o agricultor proteger a margem do curso d´água com cercas, o local era um descampado, muitas vezes com estrutura para o gado. Agora no terreno há uma floresta”, descreve a técnica do Consórcio Iberê Geciane Pereira Jordani, que realiza o trabalho de campo com as famílias.
Além de permitir que a vegetação seja recuperada ao longo dos cursos d´água, o projeto reduz a erosão do solo, que era comum nas margens desprotegidas nos períodos chuva.
“É um trabalho importantíssimo para os mananciais que garantem o abastecimento de água na região e também para a qualidade de vida das famílias”, destaca o diretor-presidente da CASAN, Valter José Gallina.
Diagnóstico e recuperação
O trabalho é realizado na área de abrangência do Consórcio Iberê, composto por sete municípios inseridos na Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó/Irani: São Carlos, Águas de Chapecó, Caxambú do Sul, Planalto Alegre, Guatambú, Chapecó e Cordilheira Alta.
Nessa região predominam pequenas propriedades rurais, em grande parte com uso do solo até as margens dos cursos d`água e acesso livre dos animais. Os produtores são convidados a participar e aderem às ações de forma voluntária.
Aqueles que têm interesse participam de discussões para um diagnóstico sobre os impactos em sua propriedade, trocando ideias sobre formas de restauração e preservação da cobertura vegetal às margens dos rios e nascentes.
A partir desse contato é realizado um projeto de restauração para cada propriedade, de acordo com o nível de degradação e suas causas. Depois são iniciadas diferentes ações. Entre elas, a construção de cercas que vão isolar os animais (grande parte dos agricultores trabalha com bovinocultura leiteira) e a produção agrícola da área a ser restaurada às margens dos cursos d´água e nascentes.
Os materiais para as cercas são comprados com recursos do convênio com a CASAN e repassados aos produtores rurais.
A regeneração natural da área é favorecida com práticas simples, que permitem também o retorno gradativo da fauna. Aumento da disponibilidade de água, contenção da erosão das margens dos riachos, reaparecimento de fauna local e melhoria do trabalho e dos produtos fabricados nas propriedades são outros benefícios citados por famílias que participam do projeto.
São parceiros no projeto sete prefeituras municipais integrantes do Consórcio Iberê, CASAN, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Policia Ambiental, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste).
Em 2012 o projeto foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e integrou o livro “Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar”. Em 2015 recebeu novo reconhecimento, com o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, promovido pelo Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (Inpra).
Saiba Mais:
O Dia Nacional da Conservação do Solo
A data de 15 de abril como o Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituída em 1989, pela lei federal 7.876. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de um conservacionista estadunidense que desempenhou importante papel nesta área, Hugh Hammond Bennett (1881–1960), considerado em seu país como o “pai” da conservação do solo.
Fotos: Conósrcio Iberê
______________________
Gerência de Comunicação Social da CASAN
Fones: (48) 3221.5034 – 3221.5035 – 3221.5036
Jornalista Arley Reis DRT/SC 746 areis@casan.com.br
Jornalista Suzete Antunes DRT/RS 5588 santunes@casan.com.br
Jornalista Ricardo Stefanelli DRT/RS 5371 ristefanelli@casan.com.br (48) 9136.9345