CASAN recebe prêmio ambiental Fritz Müller
A CASAN recebeu na noite desta terça-feira, dia 31, o prêmio Fritz Müller, da Fundação de Meio Ambiente (FATMA). O ato de entrega ocorreu em jantar realizado no Hotel Majestic, junto à Beira-Mar Norte, em Florianópolis. A CASAN foi destacada na categoria Recuperação de Áreas Degradadas, com desenvolvimento do Projeto Iberê de recuperação da mata ciliar no Oeste do Estado. Financiado pela empresa e desenvolvido em parceria com o Consócio Iberê, o projeto é integrado por sete municípios da região.
O diretor-presidente Valter Gallina, e a gerente de Meio Ambiente, engenheira Patrice Barzan, receberam o troféu e certificado das mãos do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social, Carlos Chiodini.
Quebrando o protocolo, o presidente Gallina agradeceu o envolvimento de todos os funcionários da CASAN e lembrou que o prêmio também é um reconhecimento ao novo momento que a Companhia vive e que é percebido pela opinião pública.
Na cerimônia estiveram também os diretores Comercial, Antonio Varella, Financeiro, Laudelino de Bastos e Silva, o procurador Jurídico Celso Pereira e o diretor de Operação e Meio Ambiente, Paulo Meller. Por estar adoentado, o diretor Arnaldo Venício de Souza não conseguiu se fazer presente.
O salão do Hotel Majestic estava repleto de autoridades e personalidades importantes do Estado, como o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentávelo Carlos Chiodini, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte Leonel Pavan, o Procurador Federal Georgino Melo e Silva, os deputados Jean Kuhlmann, Nilton Scheffer e Valdir Cobalchini, além do presidente da Celesc, Cleverson Siewert e a Superintendente do Ibama em Santa Catarina Lucila Cláudia Lago Francisco. O presidente da Fatma, Alexandre Waltrick, lembrou que as instituições recebem a premiação em categorias, mas são avaliadas em seu conjunto.
"Uma empresa ou entidade que recebe o Fritz Muller, portanto, é porque está fazendo ações de sustentabilidade para o nosso Planeta", ressaltou.
O Projeto Iberê
O Fritz Müller é a terceira premiação do Projeto Iberê, criado em 2006 por meio de parceria entre a CASAN, financiadora do projeto, e o Consórcio Iberê, composto por sete municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó-Irani: São Carlos, Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Guatambu, Chapecó e Cordilheira Alta.
Em uma década o Iberê possibilitou a recuperação de 145 hectares de mata ciliar, com a participação direta de 300 famílias e o envolvimento total de aproximadamente 10 mil pessoas. Aumento da disponibilidade de água, contenção da erosão das margens dos riachos, reaparecimento de fauna local e melhoria do trabalho e dos produtos fabricados nas propriedades são alguns dos benefícios citados por famílias que participam do projeto.
“É um trabalho importantíssimo para os mananciais que garantem o abastecimento de água na região e também para a qualidade de vida das famílias”, destaca o diretor-presidente da CASAN, Valter José Gallina.
Em 2012 o projeto recebeu dois reconhecimentos. Pelo Ministério do Meio Ambiente, integrou o livro “Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar”, e no Prêmio ANA 2012, foi vencedor na categoria Organismos de Bacia. Em 2015 também recebeu o Selo Verde e o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, promovidos pelo Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (Inpra).
Preservação da cobertura vegetal
Na Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó e Irani predominam pequenas propriedades rurais, em grande parte com uso do solo até as margens dos cursos d`água e acesso livre dos animais. Os produtores aderem de forma voluntária para desenvolver ações de preservação da cobertura vegetal às margens dos rios e nascentes.
Uma das ações é a construção de cercas que isolam os animais (grande parte dos agricultores trabalha com bovinocultura leiteira) e a produção agrícola da área a ser restaurada.
Além da CASAN e prefeituras, são parceiros do Consórcio Iberê a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Policia Ambiental, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Unochapecó.
Prêmio Fritz Müller
Treze instituições conquistaram a 19ª edição do Prêmio Fritz Müller e sete receberam um Certificado por terem projetos de destaque na área ambiental. Este ano, 70 organizações se inscreveram para participar do prêmio destinado a iniciativas de cuidados com o meio ambiente.
O prêmio leva o nome do ambientalista e padre alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu por 45 anos em Blumenau e foi reconhecido mundialmente por seus estudos.
Os vencedores
:: Recuperação de Áreas Degradadas
- Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) / Troféu
- Fundação Certi / Certificado
:: Agricultura Sustentável
- ONG Cemear / Troféu
- Univali Itajaí / Certificado)
:: Conservação de Insumos de Produção (água)
- Whirlpool S.A. Eletrodomésticos
:: Conservação de Insumos de Produção (energia)
- Celesc Geração
:: Controle de Poluição Atmosférica
- Portobello
:: Educação Ambiental
- FCDL/SC / Troféu)
- EEB Lauro Müller, Blumenau / Certificado)
:: Gestão Ambiental
- Hospital Regional Terezinha Gaio, Chapecó
:: Gestão Socioambiental
- Celesc Distribuição / Troféu)
- Klabin S.A. / Certificado)
:: Instituto de Pesquisa
- Instituto Espaço Silvestre / Troféu)
- Instituto Australis / Certificado)
:: Produto Ecológico
- Celulose Irani
:: Reciclagem
- Indaial Papel Embalagens Ltda / Troféu
- Netzsch do Brasil Indústria e Comércio Ltda / Certificado)
:: Resíduos Sólidos
- Aurora Alimentos / Troféu
- MPSC / Certificado
:: Turismo Ecológico e Sustentável
- Costão do Santinho Resort
Acompanhe fotos da cerimônia de premiação
Fotos: Ender Machado Monteiro
Revista Anuário Ambiental dá destaque ao Prêmio Fritz Müller 2017
Outras Premiações
O Prêmio Fritz Muller é mais um reconhecimento para o projeto de recuperação e conservação da mata ciliar desenvolvido na Região Oeste de Santa Catarina. Em 2012 foram conquistados outros dois reconhecimentos. Pelo Ministério do Meio Ambiente, o trabalho integrou o livro “Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar”, e no Prêmio ANA 2012, foi vencedor na categoria Organismos de Bacia. Em 2015 também recebeu o Selo Verde (abaixo) e o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, promovidos pelo Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (Inpra).
__________________________________
Gerência de Comunicação Social da CASAN
Fones: (48) 3221.5034 – 3221.5035 – 3221.5036
Jornalista Arley Reis DRT/SC 746 areis@casan.com.br
Jornalista Suzete Antunes DRT/RS 5588 santunes@casan.com.br
Jornalista Ricardo Stefanelli DRT/RS 5371 ristefanelli@casan.com.br (48) 99136.9345